Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14758
Título: O uso do jogo ASMD no Ensino de Matemática nos anos finais do fundamental
Autor(es): Nascimento, Josinaldo dos Santos
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Operações matemáticas
Recursos didáticos
Jogos matemáticos
Data do documento: 16-Ago-2017
Resumo: Este trabalho trata de um tema que auxilia o professor em suas atividades, que é a utilização de jogos em sala de aula. Com eles as aulas podem ficar mais divertidas e participativas, e o mais importante é que o aluno aprende brincando. Utilizamos nesta pesquisa o jogo ASMD (jogo da Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão) que tem como o objetivo principal analisar o desempenho dos alunos do 6º ao 8º ano do ensino fundamental ao utilizar o jogo, que envolve as quatro operações. Realizamos a aplicação do jogo em uma pesquisa de campo em três aulas, com o propósito de verificar se o citado jogo pode ajudar ou facilitar o ensino da matemática na sala de aula, em conceitos já estudados ou fixação de cálculo. O resultado obtido foi significativo de modo que o jogo superou a expectativa da proposta inicial do trabalho. Enfim, com essa metodologia aumenta o interesse dos alunos pela matemática e melhora o ensino-aprendizagem nesta disciplina.
Descrição: NASCIMENTO, J. dos S. O uso do jogo ASMD no Ensino de Matemática nos anos finais do fundamental. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14758
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josinaldo dos Santos Nascimento.pdfPDF - Josinaldo dos Santos Nascimento7.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.