Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14762
Título: Mapeamento dos fatores que dificultam o processo ensino-aprendizagem de Química em duas escolas de Ensino Médio na cidade de Areia – PB
Autor(es): Melo, Joelson Silva de
Palavras-chave: Ensino de Química
Dificuldades de aprendizagem
Metodologias de ensino
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 14-Ago-2017
Resumo: Pesquisas revelam a necessidade de se compreender os fatores que dificultam o processo de ensino-aprendizagem da Química para buscar formas metodológicas que possibilitem os resultados esperados na educação básica. Assim, o presente trabalho teve como objetivo mapear os fatores que dificultam o processo de ensino e aprendizagem de Química em duas escolas públicas de ensino médio da cidade de Areia – PB. A pesquisa foi realizada em duas escolas estaduais da cidade de Areia – PB, aqui identificadas como escola X e escola Y e o público alvo composto por 30 alunos da escola X e 19 da escola Y, todos cursando o 3º ano do Ensino Médio. O levantamento dos dados foi realizado por meio de questionário, constituído por perguntas objetivas. A análise dos dados foi realizada por meio de tabulação utilizando o programa EXCEL. Desta análise foram elaborados alguns gráficos estatísticos com os respectivos comentários referentes às questões apresentadas nos questionários aplicados. Os resultados da pesquisa revelaram que o PIBID vem influenciando a percepção dos alunos sobre a Química, uma vez que a maioria dos alunos da escola em que programa atua afirma gostar de Química. Este percentual diminuiu quase pela metade na outra escola. Além disso, os alunos atribuem aos cálculos matemáticos as dificuldades no processo de aprendizagem de Química e acrescentam que o principal recurso didático utilizado pelo professor nas aulas de Química é quadro e o giz. As escolas pesquisadas entregaram o livro didático a todos os alunos, possuem biblioteca e laboratório de informática, porém são raramente utilizados e não possuem laboratório de química. Diante do exposto é essencial que o professor de Química adote uma metodologia onde a realização de aulas práticas, a contextualização e a utilização de recursos audiovisuais sejam partes integrantes de suas abordagens didáticas.
Descrição: MELO, J. S. de. Mapeamento dos fatores que dificultam o processo ensino-aprendizagem de Química em duas escolas de Ensino Médio na cidade de Areia – PB. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14762
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joelson Silva de Melo.pdfPDF - Joelson Silva de Melo6.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.