Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1478
Título: Os gêneros do discurso e o dialogismo Bakhtiniano no ensino de língua materna
Autor(es): Macêdo, Aelinny Louise Meireles de
Palavras-chave: Língua materna
Dialogismo
Gêneros discursivos
Data do documento: 9-Ago-2013
Resumo: Neste trabalho propomos uma análise mais profunda das idéias de Bakhtin acerca das temáticas “Gêneros discursivos” e “Dialogismo”, ambas inseridas no campo da Linguística, buscando, a priori, transpassá-las da teoria e visualizá-las na perspectiva do próprio ensino de língua. Para esta feita, escolhemos como ponto de partida as relações dialógicas, que perpassam toda forma de comunicação, destacando a linguagem como ferramenta essencial das relações sociais. Abordamos ainda os gêneros do discurso, enfatizando-os como as diversas formas que cada indivíduo escolhe para interagir com a realidade sócio-histórica e ideológica em que está inserido. Utilizamos de conceitos como o de Marcuschi (2002, 2004), Antunes (2009), Travaglia (2002, 2009) e, como principal embasamento, Bakhtin (1992, 2003), lembrando que este trabalho é de cunho apenas bibliográfico. Aqui, buscamos sempre relacionar suas teorias ao ensino, em especial ao ensino de língua materna. Dessa forma, buscamos dar luz à nossa discussão, estabelecendo críticas, onde necessário, e empreendendo uma abordagem diferenciada, a visualizar não apenas os aspectos formais da língua, mas também a sua importância para a construção do sentido das comunicações sociais, de maneira a efetuar uma ligação entre esta e a prática do próprio ensino da língua materna.
Descrição: MACÊDO, A. L. M. de. Os gêneros do discurso e o dialogismo Bakhtiniano no ensino de língua materna. 2012. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1478
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aelinny Louise Meireles de Macêdo.pdfAelinny Louise Meireles de Macêdo246.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.