Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14789
Título: Relatório técnico de vídeo documentário: o corpo que cabe em você
Autor(es): Azevedo, Raquel Farias de
Santos, Izabela Silva dos
Palavras-chave: Mulher
Padrão de beleza
Mídia
Esteriótipo feminino
Imagem da mulher
Data do documento: 9-Ago-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: A temática Estereótipos da mulher na mídia: corpo magro sinônimo de saúde e beleza foi criado pensando em dar visibilidade aos corpos excluídos pela mídia, e que são alvos de preconceitos diante da sociedade. Mulheres que levam uma jornada dupla de trabalho e ainda precisam se preocupar com a sua aparência. Aparência essa que precisa ser seguida pelo padrão aceito pela mídia, que mostra que o corpo perfeito é o corpo magro. Um dos principais objetivos do documentário é mostrar uma realidade que muitas vezes passa despercebida, sendo um dos principais problemas enfrentados pela sociedade atual, que é aceitação da própria imagem. Criamos o documentário O corpo que cabe em você através de dispositivos móveis para trazer a problemática estereótipos da mídia televisiva, traçando mecanismos de compreensão com o tema. Houve a elaboração do projeto em que foi pensado em relatar a vivência de três personagens, Verônica Farias com a problemática de uma trajetória de emagrecimento, que lhe trouxe transtornos tanto físicos como psicológicos; Vivian Seabra, nutricionista, com o olhar profissional; e Beatriz Alves editora do blog Esse corpo é meu, como voz ativa, na aceitação de um corpo fora dos padrões impostos. O documentário tem como execução o tempo de treze minutos e quarenta e dois segundos, trazendo imagens, áudios, música no início e fim. Como conceito geral do documentário temos o fomentar das discussões acerca do tema proposto, buscando referências de autores que trabalham com a mesma temática, entre eles Augusto Cury, 58 anos, médico psiquiatra, professor e escritor brasileiro, autor do livro Ditadura da beleza, e A revolução das mulheres. Outra autora de relevância na construção foi Ana Paula Ferrari, que organizou o livro Beleza a venda, autoestima não tem preço, livro este que teve a participação de 17 autores, com o intuito de desmistificar um padrão de beleza.
Descrição: AZEVEDO, R. F. de.; SANTOS, I. S. dos. Relatório técnico de vídeo documentário: o corpo que cabe em você. 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14789
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - RAQUEL FARIAS DE AZEVEDO; IZABELA SILVA DOS SANTOS.pdf3.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
O corpo que cabe em você.avi136.32 MBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.