Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14796
Título: Don Quijote de la Mancha y Sancho Panza na releitura Unamuniana
Autor(es): Anastácio, Carla Taciana Leite de Sousa
Palavras-chave: El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de La Mancha (Novela)
Miguel de Unamuno
Intrahistória
Religiosidade
Data do documento: 17-Ago-2017
Resumo: Neste trabalho, busca-se empreender uma interpretação da obra cervantina El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha sob a perspectiva de Miguel de Unamuno. São vários os textos unamunianos dedicados a pensar as figuras de Quijote e Sancho. Focaremos principalmente em seu livro Vida de Don Quijote y Sancho, mostrando como as características dos personagens Don Quijote de la Mancha e Sancho Panza aparecem diferentes das características da leitura tradicional da obra cervantina. Segundo Miguel de Unamuno, tem-se uma espécie de junção entre Don Quijote e Sancho Panza, ao que Unamuno chama de processos personagens se modificam, influenciando-se mutuamente. Para Unamuno, os protagonistas não se opõem, ao contrário, aproximam-se, juntam-se e se tornam imortais, a ponto de Unamuno considerar a obra cervantina como a Bíblia Nacional Espanhola, onde o protagonista é visto como o Cristo Espanhol por conta de suas ações. Quijote vive uma intrahistória (conceito unamuniano) dentro de sua história, conhecendo-se a cada dia. A religiosidade unamuniana também é outro ponto apresentado para refletir sobre a fé quixotesca. Para pensar tais questões, selecionamos apenas alguns episódios para trazer brevemente a interpretação unamuniana da obra, sendo estes: o prólogo, o primeiro capítulo, o episódio da batalha com os Moinhos de Vento, a Penitência na Serra Morena e, enfim, o capítulo final.
Descrição: ANASTÁCIO, C. T. L. S. Don Quijote de la Mancha y Sancho Panza na releitura Unamuniana. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14796
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carla Taciana Leite de Sousa Anastácio .pdfPDF - Carla Taciana Leite de Sousa Anastácio9.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.