Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1480
Título: A produção textual no ensino médio
Autor(es): Monteiro, Vanessa Gabriela Zacarias
Palavras-chave: Produção textual - ensino
Gêneros
Ensino médio
Data do documento: 9-Ago-2013
Resumo: Pesquisas contemporâneas ressaltam a importância do texto em sala de aula e investigam como se encontra o ensino/aprendizagem dos educandos em relação à Produção Textual no Ensino Médio. Buscando compreender esses fatores, surgiu a necessidade de analisar o envolvimento do docente e do educando com as dificuldades e limitações diante da escrita de textos, já que, como apontam alguns exames, como o ENEM, o aluno ainda não se encontra na maioria das vezes, apto a produzir textos com eficácia. Um possível fator determinante para tal defasagem seria o fato das aulas de Língua Portuguesa ainda se encontrarem limitadas à gramática normativa, descontextualizada, sendo o espaço para trabalhar a produção, mínimo, quando não, momentos em que se privilegia uma prática “mecânica”, em razão da imposição de muitas exigências e regras que desmotivam cada vez mais o aluno. Portanto, objetivou-se, com essa pesquisa, refletir sobre meios e subsídios que possam nortear o professor e o aluno em momentos de produção voltados para o âmbito dos Gêneros Textuais, atual eixo norteador do ensino de língua. O esteio teórico-metodológico baseia-se nas obras dos autores voltados para a perspectiva sociocognitiva e interacionista da linguagem como Koch (2010), Marcuschi (2008), Bunzen (2006), entre outros, e também nos questionários respondidos por alunos do Ensino Médio, constatando assim, os pontos essenciais para o aluno desenvolver seu lado criativo e produtivo, e uma breve reflexão sobre a importância do ensino voltado para novas metodologias para que a prática docente se torne mais significativa nos dias atuais e na vida do educando.
Descrição: MONTEIRO, V. G. Z. A produção textual no ensino médio. 2011. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1480
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Gabriela Zacarias Monteiro.pdfVanessa Gabriela Zacarias Monteiro463.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.