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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14803
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Renata Andréia dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-16T17:11:09Z | - |
dc.date.available | 2017-10-16T17:11:09Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14803 | - |
dc.description | SANTOS, Renata Andréia dos. Políticas públicas e práticas educativas: A importância da avaliação no processo de aprendizagem. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A repetência nas escolas de todo o Brasil e o baixo desempenho dos nossos alunos principalmente na leitura e na escrita tem sido uma grande preocupação para pais, professores e especialistas em educação. Embora se divulgue amplamente pelo governo os avanços da educação, na prática não é bem o que presenciamos. Uma das questões levantadas se refere a como o corpo docente avalia estes alunos e acompanha o desenvolvimento dos mesmos, tendo em vista que eles passam para a série adiante com as mesmas dificuldades já apresentadas anteriormente. Este trabalho tem o objetivo de verificar até que ponto as políticas públicas – em especial aquelas ligadas à avaliação – tem influenciado as práticas educativas dos docentes para que efetivamente eles possam sistematizar o desenvolvimento de seus alunos acompanhando progressos, retrocessos e estagnações e ainda constatar se as formas de avaliação que usam têm sido uma ferramenta positiva na busca de um ensino de qualidade. Os procedimentos metodológicos adotados para o desenvolvimento deste estudo foram pesquisas qualitativas e quantitativas através de estudos dos teóricos da educação: Lukesi (2001), Hoffmann (1998), Vasconcelos (1995) e Zabala (1998), depoimentos, entrevistas e resultados de avaliações feitas em uma escola pública. Os resultados demonstram que há muito que se estudar e repensar para que realmente a avaliação mostre verdadeiramente em que nível de aprendizagem o aluno ou a aluna se encontra. Só desta maneira se podem traçar metas objetivas buscando a excelência no ensino e aprimorando habilidades que o aluno precisa ter para poder seguir adiante com a capacidade de acompanhar a série. As práticas pedagógicas da equipe no que se refere à avaliação devem ser similares para que o desempenho do aluno de fato aconteça | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Wallwnw de Oliveira Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Avaliação escolar | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Políticas publicas | pt_BR |
dc.subject | Pratícas educativas | pt_BR |
dc.title | Políticas públicas e práticas educativas: A importância da avaliação no processo de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
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