Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14804
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moura, Maria Oneide Costa | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-16T17:11:51Z | - |
dc.date.available | 2017-10-16T17:11:51Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14804 | - |
dc.description | MOURA, Maria Oneide Costa. O currículo e salas multiseriadas uma realidade da educação. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso TCC, tem como objetivo geral analisar e contribuir para o desenvolvimento da proposta curricular da educação do campo desenvolvida na Escola Presidente João Suassuna,situada na zona rural na propriedade de Gargaú a 25 km do Centro da cidade, é conhecida como Comunidade da UTINGA cujo nome é de origem indígena e significa “Água Branca”. Os objetivos específicos foram pautados na prática pedagógica em sala de aula e na dimensão que esta ação está sendo levada para a comunidade escolar como: analisar e compreender o currículo da escola do campo; Verificar a relação teoria e prática para melhor entender a organização, dinâmica e objetivo das salas multisseriadas; contruibuir com a concepção de currículo na perspectiva da educação do campo no olhar do educador através de Temas Geradores. Para tanto, será articulada uma análise das especificidades do meio rural e o processo de ensino e aprendizagem no currículo da educação do campo. Para o conhecimento histórico do currículo é feito um embasamento do currículo como construção social do conhecimento e uma perspectiva histórica das concepções curriculares, fazendo assim um resgate do currículo interligando com a Educação do Campo, comentando sobre os princípios pedagógicos da proposta curricular de educação do campo. Diante disto, é relatada a experiência pessoal vivenciada na Escola Municipal Presidente João Suassuna, caracterizando e localizando a escola, vivenciando este currículo no olhar de professor. Concluindo, podemos afirmar que para um desenvolvimento curricular de sucesso é importante que o professor tenha um olhar permeado de afetividade para a Educação do Campo | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Wallene de Oliveira Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Salas multisseriadas | pt_BR |
dc.title | O currículo e salas multiseriadas uma realidade da educação | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Oneide Costa Moura.pdf | PDF - Maria Oneide Costa Moura | 10.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.