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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14805
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nascimento, Maria José do | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-16T17:13:20Z | - |
dc.date.available | 2017-10-16T17:13:20Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.201 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14805 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Maria José do. A gestão democrática no combate á indisciplina escolar. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este presente trabalho analisa como a gestão escolar baseada em noções democráticas pode desenvolver meios eficazes, diante do grande desafio da indisciplina crescente nas escolas e que está presente parecendo ser cada vez maior contaminando toda a comunidade escolar. Com a falta de limites, que na maioria das vezes pode ser considerado como um dos fatores que mais contribuem para a indisciplina, assim como a falta de envolvimento, de fato, da família no processo de ensino-aprendizagem das crianças, focando que o estreitamento das relações: sociedade, família e escola são considerados de extrema importância no processo educativo, e que de tal forma a gestão escolar, buscando o dialogo e de tal forma, ganhando autonomia na busca de soluções capazes de enfrentar consciente e eficaz a questão da indisciplina, assim como, não pode deixar de valorizar os indivíduos envolvidos, entendendo que, por exemplo, a partir do diálogo as relações podem ser de fato, bem sucedidas como meio para a solução dos problemas que envolvem a escola, dos dias atuais. Foram analisados os conceitos de disciplina e indisciplina, como também em foco as causas e consequências da falta de diálogo; destacando a importância do envolvimento de todos que fazem parte da comunidade escolar e suas responsabilidades quanto ao bom andamento da educação, não deixando em segundo plano, a importância do professor para o combate a este problema, pois entende-se que o mesmo é uma figura de extrema significância pois serve de referência para o aluno em processo de ensino-aprendizagem. Descrevendo ainda as ações realizadas durante o projeto na unidade M.E.F.Dr. Antonio Pereira de Almeida, uma unidade de ensino municipal localizado no município de Santa Rita- Paraíba-PB pertencente à rede municipal de ensino da cidade citada. Por fim considerando que a autonomia, e o envolvimento do gestor nas questões pedagógicas, como promotor do diálogo e a participação da família, assim como, a postura do professor fazem muita diferença para o sucesso de todos os envolvidos no processo educacional | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador:Wallene de Oliveira Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina escolar | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.title | A gestão democrática no combate á indisciplina escolar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
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