Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14817
Título: Tragédia e remitologização em A Bagaceira de José Américo de Almeida
Autor(es): Monte Junior, Humberto Carneiro
Palavras-chave: A Bagaceira (Romance)
Édipo Rei (Peça teatral)
Gênero tragédia
Remitologização
Data do documento: 1-Out-2017
Resumo: O presente trabalho é um estudo do romance A bagaceira de José Américo de Almeida. O objetivo é observar esta obra a partir de uma perspectiva que tem como intento verificar como as marcas do trágico potencializam-se no romance. Partindo da hipótese de que A bagaceira reatualiza o mito grego contido na peça Édipo Rei, de Sófocles, o trabalho aborda, mediante uma análise mitocrítica, a relação existente entre as duas obras. Apresenta -se um excurso histórico das questões relacionadas ao mito da tragédia e da ideia de trágico enquanto elemento constituinte, bem como reflexões teóricas acerca do processo de remitologização, a partir de Aristóteles (2004), Brandão (2009), Costa (1992), Ribeiro (2005), Szondi (2004), Soares (2010), Vernant (1990) e Medeiros (2010). Além disso, após recuperar aspectos históricos e constitutivos do romance de José Américo, apresenta-se uma análise deste romance à luz do mito trágico de Édipo, mostrando como o mito de Édipo marca A bagaceira. Finalizando, reafirma-se a importância tanto do estudo da obra de José Américo quanto da análise do processo de remitologização na literatura atual, oferecendo uma conjugação de significados do passado e do presente.
Descrição: MONTE JUNIOR, H. C. Tragédia e remitologização em A Bagaceira de José Américo de Almeida. 2017. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14817
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Humberto Carneiro Monte Junior.pdfPDF - Humberto Carneiro Monte Junior23.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.