Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14821
Título: A representação da cachaça na literatura de cordel
Autor(es): Silva, Maria Elânia Lima da
Palavras-chave: Literatura de cordel
Literatura popular
Cachaça
Sertanejo
Data do documento: 11-Ago-2017
Resumo: A Literatura de Cordel é de fundamental importância para a identidade popular do povo nordestino, pois é capaz de veicular valores histórico-sociais e de se constituir como portadora de representações características do povo sertanejo. Este trabalho pretende apreender como a Literatura de Cordel retrata a cachaça e como se definem as figuras que o imaginário do poeta popular escolheu para lhe conferir identidade. A constatação de que a representação cordelística da cachaça ainda é pouco trabalhada nos meios acadêmicos sugeriu-nos este trabalho, que consiste num um estudo de caso. Para isso, constituímos nosso corpus a partir de dois folhetos de cordel contemporâneos, dos quais recortamos sequências discursivas e analisamos segundo as representações feitas da cachaça, particularmente sob a ótica dos ciclos temáticos do Cordel contidos na obra de Albuquerque (2011) e Sobrinho (2003), segundo os quais, tais temáticas, de tão recorrentes, acabam gerando ciclos de abordagem autônomos, como é o caso da cachaça. Os Cordéis são: A Peleja do Fígado Valente com Mané Cachacinha, de Sávio Pinheiro, e Discussão de um crente com um cachaceiro, de Vicente Vitorino Melo. Ambos registram elementos que compõem as condições de produção e oferecem respostas a pressupostos que são levantados acerca da representação da cachaça, dentre os quais, alcunhas pejorativas que lhe adjetivam. Adentramos pela história do cordel e da cachaça, identificando a relação de ambas com a cultura popular nordestina, escavando as raízes do preconceito, da exclusão e da ausência da cachaça nos estudos literários. De antemão, constatamos na ideologia da comunidade sertaneja que a figura da cachaça está atrelada à figura do cachaceiro, e ambos fazem alusão ao alcoólatra, ou aquele indivíduo improfícuo que está à margem da sociedade, excluído de suas exigências econômicas.
Descrição: SILVA, M. E. L. A representação da cachaça na literatura de cordel. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14821
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Elânia Lima da Silva.pdfPDF - Maria Elânia Lima da Silva11.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.