Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14828
Título: O mercado financeiro e de capitais: um estudo no Cariri Ocidental da Paraíba no ano de 2011
Autor(es): Santos Júnior, José Dias dos
Palavras-chave: Mercado financeiro
Mercado de capitais
Sistema Financeiro Nacional (SFN)
Data do documento: 29-Set-2017
Resumo: O mercado financeiro e de capitais tem sua relevância cada vez maior no ambiente econômico brasileiro e mundial. As pessoas físicas e jurídicas estão preocupadas em aplicar melhor seus recursos e a demanda para conhecer o mercado para a tomada de decisões aumenta a cada dia. Neste contexto, percebe-se que o mercado financeiro e de capitais é um mecanismo de grande relevância para o desenvolvimento da economia, pois traz benefícios diretos para os agentes econômicos, aumentando as opções de financiamento e reduzindo seus custos. Nesse sentido, a pesquisa foi realizada na região do Cariri Ocidental da Paraíba, tendo como objetivos mapear esses mercados e verificar se o desenvolvimento da região está sendo impulsionada pelos agentes econômicos. Buscou-se também, traçar o perfil das instituições financeiras, apontando os problemas enfrentados pelas mesmas na região. Para tanto foi realizado um estudo exploratório-descritivo, utilizando para a análise dos dados questionários e entrevistas, assim como a pesquisa bibliográfica e virtual. No tocante ao mercado financeiro, os resultados apontaram que a ausência de informações pertinentes dos agentes superavitários, e a falta de bancos comerciais em determinados municípios constitui-se num entrave para o crescimento e desenvolvimento econômico da região como um todo. Além disso, a Microrregião do Cariri Ocidental da Paraíba necessita também de incentivos dos órgãos público para os agentes deficitários, a fim de que se possa alavancar o crescimento. Quanto ao mercado de capitais, foi constatado que o mesmo não é solido, uma vez que, as empresas não optam em abrir seu capital, por se tratar de micro e pequenas empresas. E as pessoas físicas não possuem conhecimento sobre este tipo de mercado para investir nos títulos disponíveis no mercado.
Descrição: SANTOS JÚNIOR, J. D. O mercado financeiro e de capitais:um estudo no Cariri Ocidental da Paraíba no ano de 2011. 2012. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14828
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Dias dos Santos Junior.pdfPDF - José Dias dos Santos Junior739.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.