Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14830
Título: Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal: percepção dos discentes de Ciências Contábeis acerca da formação prática
Autor(es): Lima, Leydson Ricardo Nunes da Silva
Palavras-chave: Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal
Teoria e Prática
Curso de Ciências Contábeis
Data do documento: 19-Out-2016
Resumo: A formação do profissional em contabilidade apresenta um novo perfil, dotado de experiências, conhecimentos, responsabilidade com as mudanças e envolvimento social. Os benefícios adquiridos com as capacitações oferecidas pela Receita Federal do Brasil, por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, tem contribuído com a formação do saber prático nas Universidades envolvidas. O projeto pedagógico de curso posto em prática pelas IES, principalmente,no curso de Ciências Contábeis, faz-se necessário um modelo que prepare os alunos associando o saber teórico ao saber prático. Sendo assim, a pesquisa objetivou conhecer a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis, de uma universidade pública, do Estado da Paraíba, acerca da formação prática advinda do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, com procedimentos técnicos bibliográfico, documental e de levantamento. De abordagem qualitativa, com método dedutivo. Teve por universo de pesquisa os discentes, do curso de Ciências Contábeis, de uma IES pública, do Estado da Paraíba, cuja amostra foi composta por 11 (onze) discentes integrantes do NAF. Para obtenção dos dados necessários foi aplicado um formulário por meio do Google docs. Os resultados obtidos revelam que os membros do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal sentem-se satisfeitos com as capacitações promovidas pela RFB e que os mesmos enxergam o NAF como um contributo para uma qualificação profissional por meio da vivência prática, a qual deve ser estendida aos demais discentes.
Descrição: LIMA, L. R. N. S. Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal: percepção dos discentes de Ciências Contábeis acerca da formação prática. 2016. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14830
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leydson Ricardo Nunes da Silva Lima.pdfPDF - Leydson Ricardo Nunes da Silva Lima18.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.