Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14831
Título: O discurso do impeachment: mecanismos enunciativos e papéis sociais dos interlocutores no Twitter
Autor(es): Sousa, Thaís Jamilla Travassos
Palavras-chave: Mecanismos enunciativos
Linguística aplicada
Papéis sociais
Twitter
Data do documento: 15-Ago-2017
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias discursivas dos usuários do Twitter em relação aos mecanismos enunciativos, especificamente as vozes e modalizações em tweets, refletindo as negociações e produções de sentidos, bem como de papéis sociais assumidos nas postagens relacionadas ao especificamente das contas dos atores sociais Dilma Rousseff, Michel Temer e Joaquim Barbosa. Para fundamentar esta pesquisa, foram adotados os pressupostos teóricos-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), especificamente os trabalhos de Bronckart (1999). Para tanto, tem-se as considerações enunciativos. Este estudo também pauta-se nos aportes teóricos sobre os papéis sociais, de Goffman (2014), para contemplar a identificação dos posicionamentos dos sujeitos investigados nos enunciados. Este trabalho insere-se no campo investigativo da Linguística Aplicada e a metodologia utilizada é de base qualitativa (MOREIRA, et AL, 2008), pesquisa exploratória e explicativa (GIL, 1999), consiste em um estudo de natureza documental (GIL, 2002), a qual segue os procedimentos da pesquisa descritiva (RAMPAZZO, 2005). Os resultados indicam que as modalizações enunciativas manifestaram- se de forma negativa entre os três enunciadores frente ao processo de impeachment, havendo alterações nesse posicionamento em um desses sujeitos, demonstrando que os mecanismos enunciativos se relacionam com a assunção de diferentes papéis de acordo com a sua posição social. processo de impeachment da Ex-presidente Dilma Rousseff, mais do autor para compreender o conceito de mecanismos.
Descrição: SOUSA, T. J. T. O discurso do impeachment: mecanismos enunciativos e papéis sociais dos interlocutores no Twitter. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14831
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaís Jamilla Travassos Sousa.pdfPDF - Thaís Jamilla Travassos Sousa10.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.