Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14837
Título: Influências dos scripts de produção de conhecimento na contribuição da pesquisa contábil: um estudo em artigos de contabilidade premiados no ano de 2016
Autor(es): Rodrigues, Gilsimária Silva
Palavras-chave: Pesquisa científica em contabilidade
Produção de conhecimento
Scripts epistêmicos
Congressos científicos
Conhecimento científico
Data do documento: 7-Abr-2017
Resumo: A pesquisa científica é de suma importância para todas as áreas do conhecimento, possibilitando curiosidades e soluções de problemas, propiciando contribuições tanto para a literatura quanto para a sociedade. Segundo Gendron (2013), para que uma contribuição seja reconhecida (influenciada), deve ser considerada legítima por avaliadores que garantam que é consistente com certos critérios de qualidade, como uma novidade. O autor ainda discorre que essa contribuição de natureza epistemológica não atraiu até agora estudos no campo da contabilidade, embora a contribuição seja uma referência central de cada dia. Demonstrando assim, que a pesquisa contábil não está olhando para esse tocante assunto que é a influência dessa contribuição em sua área. Diante desse contexto, a pesquisa tem como objetivo identificar os tipos de contribuição em artigos premiados dos congressos ANPCONT e USP de Controladoria e Contabilidade, com o foco em três scripts epistêmicos da produção de conhecimento: evolução, diferenciação e bricolagem descritos por Boxenbaum e Rouleau (2011). Trata-se de uma pesquisa exploratória, sendo quantitativa e qualitativa. Para a utilização do método quantitativo, é feito uma estatística descritiva por meio da frequência relativa e absoluta e para a consecução das características qualitativa é feita uma análise descritiva. Conforme achados da pesquisa, constatou-se que o congresso ANPCONT foi o que obteve mais destaque, por ter buscado a diversificação entre os três scripts epistêmicos. Tendo como destaque a área temática CUE, por buscar também essa variação entre os script epistêmico de produção do conhecimento. Em síntese, o roteiro epistêmico de produção do conhecimento que mais se destacou foi o do tipo Evolução.
Descrição: RODRIGUES, G. S. Influências dos scripts de produção de conhecimento na contribuição da pesquisa contábil: um estudo em artigos de contabilidade premiados no ano de 2016. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14837
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilsimária Silva Rodrigues.pdfPDF - Gilsimária Silva Rodrigues17.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.