Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14841
Título: Relação da evidenciação dos gastos ambientais e desempenho econômico-financeiro de empresas potencialmente poluidoras do Brasil
Autor(es): Peixoto, Emanuelle Priscila de Almeida
Palavras-chave: Evidenciação ambiental
Gastos ambientais
IDGA
Indicadores econômicos-financeiros
Empresas potencialmente poluidoras
Data do documento: 16-Ago-2016
Resumo: As companhias tendem a agir na direção de se alcançar a legitimidade diante seu público alvo. Logo, em sintonia com a divulgação dessas informações faz-se relevante a constante necessidade, por parte das empresas, no controle e na mensuração dos gastos relacionados ao meio substancialmente no desempenho organizacional, informando aos seus agentes o desempenho social e ambiental conectado à estratégia e ao desempenho financeiro. Com isso, além das informações ambientais disponibilizadas aos usuários das demonstrações contábeis e demais interessados, tem-se a preocupação com o desempenho das companhias, refletido em seus respectivos indicadores de desempenho. Neste contexto, o presente trabalho buscou analisar qual a relação entre a evidenciação de gastos ambientais, refletido pelo Índice de Divulgação de Gastos Ambientais (IDGA) e o desempenho econômico-financeiro das empresas de capital aberto potencialmente poluidoras do Brasil, realizados através de estimação por Mínimos Quadrados Ponderados no período de 2010 a 2014. Além disso, foram incluídas variáveis de controle relacionadas a participação nos índices ICO e ISE, bem como o tamanho da empresa. Os resultados destacaram que o nível da evidenciação ambiental pode influenciar o desempenho econômico-financeiro nas empresas de capital aberto com alto teor de poluição e que a evidenciação de gastos ambientais também pode ser explicada por empresas que ingressam aos respectivos índices, destacando que a teoria da legitimidade pode ser uma motivadora das entidades para garantir que sua atividade seja autêntica perante à sociedade.
Descrição: PEIXOTO, E. P. de A. Relação da evidenciação dos gastos ambientais e desempenho econômico-financeiro de empresas potencialmente poluidoras do Brasil. 2016. 47f. Monografia (Especialização em Contabilidade de Custos para Tomada de Decisão) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14841
Aparece nas coleções:I - CCTD - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuelle Priscila de Almeida Peixoto.pdf14.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.