Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14847
Título: Avaliação do potencial mutagênico e antimutagênico do derivado vegetal de Cnidoscolus quercifolius, através do teste de micronúcleo
Autor(es): Rodrigues, Maria Caroline Araújo
Palavras-chave: Mutagenicidade
Princípios ativos
Faveleira
Data do documento: 19-Jul-2017
Resumo: A espécie Cnidoscolus quercifolius, conhecida popularmente como faveleira, é uma planta forrageira nativa da Caatiga muito utilizada nessa região como fonte terapêutica para várias enfermidades como propriedades cicatrizante, analgésica, anti-inflamatória, antibiótica e diurética e também de alimento para vários animais. Conhecimentos empíricos e científicos mostram que substâncias que compõem os princípios ativos das plantas podem causar efeitos adversos, toxidade e contraindicações no uso. Estudos também comprovam que diversas substâncias presentes nos vegetais são capazes de inibir os agentes causadores dos efeitos mutagênicos, atuando como um antimutagenico. O presente estudo objetivou realizar uma análise da mutagenicidade e antimutagenicidade do extrato etanólico bruto C. quercifolius, faveleira, através do teste de micronúcleo em sangue periférico de camundongos da espécie Mus musculus. O experimento foi realizado com extratos obtidos das folhas de C. quercifolius. Esses extratos foram divididos nas dosagens de 2000mg, 1000mg e 500mg/Kg.p.c. Os animais foram distribuídos em seis grupos, formados por três machos e três fêmeas para cada dosagem de tratamento. Foi estabelecido um grupo controle positivo, cujo tratamento foi feito com ciclofosfamida (50mg), água destilada e DMSO, e um grupo controle negativo tratado com água e DMSO. As lâminas com o material foram analisadas em microscopia óptica, tendo um aumento de 1000x. Os micronúcleos foram observados a cada 2000 células por lâmina. De acordo com a análise estatística quanto à frequência de micronúcleo para a mutagenicidade, não foi constatada diferenças significativas entre as médias de cada tratamento (extrato) em relação ao controle negativo. Contudo, quanto à avaliação antimutagenica, foram encontradas diferenças significativas entre as médias das dosagens para cada tratamento quando comparadas ao controle positivo. Conforme os resultados obtidos, pode-se concluir que o extrato C. quercifolius não apresenta atividade mutagênica. Mas desempenha uma atividade antimutagênica bastante considerável.
Descrição: RODRIGUES, M. C. A. Avaliação do potencial mutagênico e antimutagênico do derivado vegetal de Cnidoscolus quercifolius, através do teste de micronúcleo. 2017. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14847
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Caroline Araújo Rodrigues.pdfPDF - Maria Caroline Araújo Rodrigues4.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.