Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14853
Título: Diabetes tipo II e a atividade física: uma revisão sistemática
Autor(es): Alves Filho, José Messias
Palavras-chave: Diabetes tipo II
Diabetes mellitus
Atividade física
Exercício resistido
Exercício aeróbio
Data do documento: 14-Set-2017
Resumo: Introdução: Atualmente conhecemos várias pessoas com várias enfermidades diferentes, porém, abordaremos neste trabalho a diabetes, dando destaque para o tipo II. Apresentaremos para tanto, esta doença que tem atingido milhões de pessoas em todo o mundo. O diabetes mellitus é uma disfunção do metabolismo dos carboidratos, ocasionada, na maioria dos casos, por uma produção insuficiente de insulina, ou pela má utilização deste hormônio pelas células do corpo. Objetivos: Identificar e avaliar estudos que comprovem os benefícios da atividade física para os portadores da diabetes. Material e método: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura apropriada, sendo buscada em bases de dados como SciELO, BVS, Revistas eletrônicas como Motriz, Movimento, Pensar a Prática, dentre outras. Resultados: Foram selecionados doze artigos sendo dois deles excluídos da pesquisa por não compreenderem os critérios de inclusão elencados, sendo os demais em sua totalidade unânimes ao confirmar a importância da atividade física para os portadores de diabetes além de uma dieta bem equilibrada, favorecendo em alguns casos aos insulino – dependentes a redução das doses aplicadas ao dia. Conclusão: Este estudo nos permitiu concluir que a atividade física possui influencia bastante positiva no tratamento da diabetes, melhorando a qualidade de vida dos portadores, amenizando os sintomas também de outras doenças que acometem aos diabéticos.
Descrição: ALVES FILHO, J. M. Diabetes tipo II e a atividade física: uma revisão sistemática. 2017. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14853
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Messias Alves Filho.pdfPDF - José Messias Alves Filho2.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.