Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14862
Título: A juventude na era da mobilidade: impactos e apropriações de smartphones na sociedade contemporânea
Autor(es): Antero, Nadjaria Kalyenne de Lima
Palavras-chave: Smartphone
Sociabilidade
Sociedade líquida
Identidade
Juventude
Data do documento: 22-Jul-2014
Resumo: A presente pesquisa objetiva identificar a relação dos dispositivos móveis com os processos de sociabilidade entre o público juventude. O estudo, especificamente, se refere à utilização dos smartphones por estudantes universitários da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Campina Grande. As opiniões dos entrevistados, que fundamentaram esta pesquisa, foram coletadas através de questionários, a fim de buscar, assim como afirma Santaella (1992), compreender as nuanças da relação do indivíduo com as novas tecnologias da comunicação no dia a dia, para perceber como tais dispositivos interferem na construção da sociabilidade contemporânea. Os resultados indicam que as relações interpessoais passam pelo nível da individualidade e sofrem altrações identitárias decorrentes das novas formas de sociabilidade forjadas pelos dispositivos móveis. Essa realidade é perpectível sobretudo entre os jovens, mais abertos às tecnologias da comunicação.
Descrição: ANTERO, N. K. de L. A juventude na era da mobilidade: impactos e apropriações de smartphones na sociedade contemporânea. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14862
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nadjaria Kalyenne de Lima Antero.pdf13.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.