Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14866
Título: Custos perdidos: um estudo com os estudantes da universidade estadual da Paraíba
Autor(es): Lourenço, Danyele Thacylla Oliveira de Souza
Palavras-chave: Custos
Sunk Cost
Tomada de decisão
Data do documento: 20-Out-2016
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: As decisões no âmbito empresarial precisam ser as mais rápidas e precisas, a fim de tornar as empresas mais competitivas. No entanto, vários fatores podem concorrer para que o gestor não tome a decisão mais acertada, a qual se destaca os custos perdidos. Os custos perdidos, por vez, influenciam os tomadores de decisão, sendo denominado tal evento de sunk costs. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo verificar se os alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB – Campus I, são influenciados pelo efeito sunk costs. Para alcançar o objetivo proposto, foi elaborado um questionário com seis cenários de decisão, baseado no trabalho de Júnior, Neto e Resende (2014). Foi utilizada uma amostra intencional, composta por 123 estudantes dos períodos 1º e 2º, e 42 alunos dos 7º, 8º e 9º períodos. A escolha desses períodos teve como objetivo verificar se o fato do aluno já houver cursado disciplinas envolvendo custos influenciaria em sua decisão envolvendo custos perdidos. Na análise dos resultados foi utilizada a estatística descritiva e o teste Não Paramétrico Qui-Quadrado com auxílio do Excel 2010. Os resultados da pesquisa apontam que quando os cenários propostos envolviam decisões no âmbito pessoal, o efeito sunk costs não era verificado com intensidade, independente do período ou gênero do aluno. No entanto, quando o cenário envolvia decisões de cunho empresarial a maioria dos alunos foi influenciada pelos efeitos dos custos perdidos, independentemente do período que estivesse cursando ou do gênero.
Descrição: LOURENÇO, D. T. O. de S. Custos perdidos: um estudo com os estudantes da universidade estadual da Paraíba. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14866
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - DANYELLE THÁCYLLA OLIVEIRA DE SOUZA LOURENÇO.pdf6.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.