Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14882
Título: Retirada de Cuba da lista de patrocinadores do terrorismo e implicações na política internacional
Autor(es): Costa, Ismênia Barbosa de Oliveira Lima
Palavras-chave: Terrorismo
Cuba
Política Internacional
Data do documento: 21-Out-2016
Resumo: O trabalho objetiva analisar quais os impactos internos e externos advindos da retirada de Cuba da lista de patrocinadores do terrorismo e quais as implicações desta ação para a Política Internacional. A problemática incide no fato de que o terrorismo internacional é visto como uma das formas utilizadas pelos Estados e atores (organizações, governos, instituições) em busca de seus objetivos. Para tanto, inicialmente, abordaremos brevemente a conceptualização do terrorismo e seu poder de influência no âmbito da Política Internacional; segundo, traçaremos o histórico de Cuba na lista de países patrocinadores do terrorismo, bem como o histórico de suas relações diplomáticas com os Estados Unidos; por fim, analisaremos a situação atual em que se encontram essas relações diplomáticas entre os referidos Estados após a retirada de Cuba da lista de países patrocinadores e quais as implicações desta retirada na Política Internacional. A metodologia utilizada nesse estudo se pauta em pesquisas bibliográficas relativas às temáticas mencionadas, com ênfase no método qualitativo e estudo caso para estabelecer um maior diálogo entre a teoria e a prática.
Descrição: COSTA, I. B. de O. L. Retirada de Cuba da lista de patrocinadores do terrorismo e implicações na política internacional. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14882
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ismênia Barbosa de Oliveira Lima Costa.pdfIsmênia Barbosa de Oliveira Lima Costa10.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.