Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14887
Título: A pessoa com deficiência intelectual, e o seu cuidador e/ou responsável partícipes do processo de envelhecimento: quem vai cuidar de quem?
Autor(es): Silva, Leonia Nair Alves da
Palavras-chave: Envelhecimento
Pessoa com deficiência
Cuidador
Data do documento: 21-Out-2016
Resumo: Este estudo sobre a pessoa com deficiência intelectual e o seu cuidador e/ou responsável partícipes do processo de envelhecimento: quem vai cuidar de quem? surgiu a partir da experiência acadêmica do Estágio Supervisionado em Serviço Social realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, em Campina Grande-PB, no qual observou-se a problemática, pouco abordada, sobre o envelhecimento paralelamente. envelhecimento da pessoa com deficiência e de seu cuidador e a implementação de políticas públicas na garantia dos seus direitos sociais. O envelhecimento sempre foi compreendido longevidade, incluindo as pessoas com deficiência intelectual. As dificuldades enfrentadas por seus cuidadores, que envelhecem simultaneamente a eles, é a falta de políticas sociais mais eficazes direcionadas a essa população (pessoas com deficiência intelectual e o cuidador). A metodologia utilizada na pesquisa foi de caráter bibliográfico e documental referente à temática com a discussão de autores como Silva (1987), Duarte (2010), Hollerweger e Catarina (2014), Hayar (2015), entre outros. Com a pesquisa foi possível compreender que à medida que as pessoas com deficiência intelectual estão envelhecendo, surgem novos desafios para a sociedade diante das suas necessidades e demandas. No Brasil, faz-se necessárias políticas estabelecidos na Constituição Federal de (1988), no Estatuto do Idoso (2003), Estatuto da Pessoa com Deficiência (2015), e, principalmente, que o deficiente e o seu cuidador ou responsável que estão envelhecendo tenham conhecimentos sobre os seus direitos para que possam reivindicar a implementação dessas políticas sociais de modo a garantir seus direitos sociais. Nesse sentido, são imprescindíveis a intervenção e a compreensão crítica do profissional de Serviço Social, para tanto, é indispensável estudos, pesquisas e discussões referentes ao estudo abordado.
Descrição: SILVA, L. N. A. da. A pessoa com deficiência intelectual, e o seu cuidador e/ou responsável partícipes do processo de envelhecimento: quem vai cuidar de quem?. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14887
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonia Nair Alves da Silva.pdf6.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.