Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14899
Título: Política externa japonesa: uma abordagem estratégica em relação à ascensão chinesa no pós-guerra fria
Autor(es): Oliveira, Andresa Carrilho de Siqueira
Palavras-chave: Japão
Política externa japonesa
Ásia-Pacífico
Data do documento: 25-Out-2016
Resumo: Apesar da política externa japonesa muitas vezes ser reconhecida como reativa, igualmente, se torna possível distingui-la por uma notória pró-atividade estratégica. Um desses momentos pode ser encontrado no período após a Guerra Fria, em que a crescente ascensão chinesa provocou uma redistribuição de poder na Ásia-Pacífico. Este fato acabou por provocar uma mudança nas diretrizes de política externa japonesa frente a esse desafio. Sendo assim, este trabalho se propõe a identificar a estratégia contida na política externa japonesa no pós-Guerra Fria. Para alcançar esse objetivo, uma revisitação histórica de momentos chave foram utilizados no mapeamento da política externa japonesa. Utilizando-se do método indutivo, da narrativa histórica e bibliográfica, percorre-se, concisamente, os momentos chave: i) Revolução Meiji, ii) Primeira e Segunda Guerra Sino-japonesa, iii) Primeira e Segunda Guerra Mundial, iv) Crescimento japonês pós-45, v) Movimentos de integração regional e ascensão chinesa, e, vi) Crise asiática. Ao fim, delineia-se a adaptação japonesa no século XXI, principalmente, no que tange à relação sino-japonesa. Não obstante, a relação do Japão com os Estados Unidos é também destacada ao longo do trabalho, visto que a mesma é elemento crucial nas tomadas de decisão do governo japonês. As considerações levantadas ao final, apontam para a dualidade presente na linha de política externa traçada, podendo, assim, assumir de igual maneira um caráter mais impositivo ou brando. No entanto, esse posicionamento dependerá, principalmente, de como a relação triangular entre Japão, China e Estados Unidos se configurará nos próximos anos.
Descrição: OLIVEIRA, A. C. de S. Política externa japonesa: uma abordagem estratégica em relação à ascensão chinesa no pós-guerra fria. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14899
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andresa Carrilho de Siqueira Oliveira.pdfAndresa Carrilho de Siqueira Oliveira18.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.