Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14910
Título: Polypodiaceae J. Presl da Paraíba: taxonomia, distribuição geográfica e conservação
Autor(es): Pereira, Alisson da Silva
Palavras-chave: Florística
Chaves de identificação
Samambaias
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: Devido a outros estudos de samambaias e licófitas o estado da Paraíba já tem registro sobre Polypodiaceae, mas não há uma obra exclusiva desta família. Assim, com a proposta de aprofundar o conhecimento desta família na Paraíba, este trabalho tem como objetivo apresentar um levantamento florístico-taxonômico dos representantes de Polypodiaceae na Paraíba, chaves de identificação, o status de conservação, distribuição geográfica e os padrões de distribuição global dos taxons. Foram realizadas expedições de coleta em áreas de conservação, pesquisas de literatura no Nordeste e consultas em herbários. A família Polypodiaceae apresenta soros circulares a alongada geralmente em linhas entre a costa e a margem, pecíolo articulado às vezes formando filopódios e sem indúsio e pseudoindúsio. Foram encontrados cinco gêneros, distribuídos em 11 espécies no estado da Paraíba, sendo gênero Pleopeltis Humb. & Bonpl. ex Willd. o mais rico, com cinco espécies. A família apresentou grande distribuição, ocorrendo em todas as regiões do País, e na Paraíba desde ambientes de Caatinga à Floresta Atlântica. Este trabalho resultou em uma nova referência para Paraiba, Pleopeltis hirsutissima (Raddi) de la Sota, sendo esta classificada como ameaçadas de extinção para o estado.
Descrição: PEREIRA, A. da S. Polypodiaceae J. Presl da Paraíba: taxonomia, distribuição geográfica e conservação. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14910
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alisson da Silva Pereira.pdfAlisson da Silva Pereira10.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.