Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14911
Título: Análise de risco de crédito: um estudo sobre a evidenciação de uma cooperativa de crédito no estado da Paraíba
Autor(es): Moura, Raput Geoás Bezerra de
Palavras-chave: Cooperativas de crédito
Risco de crédito
Acordo de basiléia
Evidenciação contábil
Data do documento: 19-Out-2016
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Este estudo apresenta uma análise sobre a evidenciação oferecida pelo relatório anual de demonstrações contábeis de uma cooperativa de crédito localizada no Estado da Paraíba, cujo objetivogeral foi analisar as informações divulgadas em notas explicativas de uma instituição financeira cooperativa sobre o risco de crédito. Tendo como objetivos específicos 1) verificar a adequação das informações sobre risco de crédito em notas explicativa se estão em consonância com os acordos de Basiléia e regulação do Conselho Monetário Nacional 2) verificar se a classificação de risco apresentada atende a recomendação do Banco Central do Brasil na resolução CMN 2.682/99. O método utilizado foi à pesquisa exploratória, documental e descritiva com abordagem qualitativa com a pesquisa de artigos científicos publicados na base SPELL e em revistas acadêmicas. Os resultados foram apurados através do relatório anual referente aos dados do balanço de 2015 da cooperativa e a análise foi feita norteada pelos objetivos. Os resultados obtidos indicam que a cooperativa em estudo, em seu relatório anual, sobretudo, pela análise das suas notas explicativas está em conformidade com as análises efetuadas, tanto, pelo acordo da Basiléia como pela resolução CMN 2.682/99.
Descrição: MOURA, R. G. B. de. Análise de risco de crédito: Um estudo sobre a evidenciação de uma cooperativa de crédito no estado da Paraíba. 2016. 23f. Trabalho de conclusão de curso – Curso de Ciências Contábeis, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.[Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14911
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raupt Geoás Bezerra de Moura.pdf8.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.