Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14917
Título: Danças de salão e sua configuração como modalidade esportiva e espetáculo televisivo
Autor(es): Silva, Anderson de Assis
Palavras-chave: Mídia
Dança de salão
Dança esportiva
Data do documento: 22-Jul-2016
Resumo: O estudo de natureza qualitativa caracterizou-se como uma pesquisa documental e objetivou analisar as danças de salão e sua configuração como modalidade esportiva e espetáculo televisivo. Os documentos utilizados como fontes de dados foram: livros, sites e vídeos. Com relação aos livros utilizou-se principalmente: “Fundamentos de dança de salão” de Bettina Ried (2003) e “Ai, pisaram no meu pé” de Marcelo Grangeiro (2014), vídeo documentári o “A2, um documentário sobre dança esportiva” e os vídeos referentes a edição 2016 da Dança dos Famosos,além dos sites www.worlddancesport.org e gshow.globo.com. Os dados obtidos mostraram que um conjunto de danças de salão foi se configurando, historicamente, não somente no campo do lazer e artístico, cuja denominação dança esportiva se deu pela sistematização de um conjunto de danças de salão voltada para a competiçã o que culmina com o reconhecimento como modalidade olímpica. Estando organizadas nas seguintes categorias: 1. Standards, 2. Latinas e 3. As dez danças (5 Standards e 5 Latinas), regulamentadas pela Federação Mundial de dança esportiva (WDSF) e com critérios definidos pela mesma instituição. As danças no quadro Dança dos Famosos da Rede Globo de Televisão são apresentadas com caráter competitivo, mas não se configura como dança esportiva, considerando que nem todos os estilos são compreendidos como dança de salão, a exemplo do funk, os critérios de avaliação são artístico e técnico, porém não são publicizados durante a apresentação do referido quadro.
Descrição: SILVA, A. de A. Danças de salão e sua configuração como modalidade esportiva e espetáculo televisivo. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14917
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson de Assis Silva.pdfPDF - Anderson de Assis Silva9.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.