Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14919
Título: Maus-tratos contra crianças e adolescentes: Levantamento de dados dos conselhos tutelares de Campina Grande-PB
Autor(es): Pê, Felipe Zeferino
Palavras-chave: Maus-tratos
Maus-tratos infantis
Violência infantil
Vulnerabilidade cultural
Data do documento: 18-Out-2016
Resumo: Maus-tratos é um termo usado para se referir à violência cometida contra infância e adolescência no âmbito familiar, no âmbito institucional mais amplo ou pela sociedade. Engloba todo tipo de violência efetuado contra criança/adolescente incidido por qualquer uma das esferas que a envolvem. O objetivo foi realizar um levantamento acerca dos maus-tratos cometidos contra crianças e adolescentes na cidade de Campina Grande-PB, identificando o número de queixas contidas nos prontuários/fichas de ocorrência dos Conselhos Tutelares, e coletando dados referentes ao fenômeno: como a reincidência, o encaminhamento e procedência das denúncias. A amostra foi constituída pelas informações contidas nas fichas de ocorrência dos Conselhos tutelares. Foram feitas análises de frequências das informações, elencando os tipos de maus-tratos encontrados. Para a estatística inferencial foram realizadas análises de associação (Qui-Quadrado) entre as variáveis estudadas através do programa SPSS, e depois foram os dados obtidos foram discutidos com base na bibliografia sobre a temática. Foram coletados dados de 1147 vítimas de maus-tratos (561 do gênero masculino e 556 do gênero feminino), de 0 a 18 anos. A negligência (38,8%) foi o tipo de maus-tratos que apresentou a maior frequência nos casos. As maiores denúncias vieram por parte da família (25,8%) e 16% dos casos registrados são reincidentes. A maioria das distribuições referentes a frequência dos maus-tratos independem da frequência do gênero. O abuso sexual é mais frequente no gênero feminino, e o trabalho infantil e o abandono estão mais presentes no gênero masculino. A vulnerabilidade social é o maior motivo de reincidência (38,95%).
Descrição: PÊ, F. Z. Maus-tratos contra crianças e adolescentes: Levantamento de dados dos conselhos tutelares de Campina Grande-PB. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14919
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felipe Zeferino Pê.pdfPDF - Felipe Zeferino Pê7.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.