Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14920
Título: Concepção dos professores de Química sobre avaliação em um município do Estado da Paraíba
Autor(es): Araújo, Letícia Augusto de
Palavras-chave: Ensino de Química
Concepções de professores
Avaliação escolar
Formação continuada
Data do documento: 19-Ago-2017
Resumo: A avaliação é um tema bastante discutido na literatura, tornando-se um instrumento de grande importância na prática docente. Ela deve ser utilizada como forma de contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, observando os aspectos positivos e negativos ao longo do processo e analisando se os objetivos propostos estão sendo alcançados. Nesse contexto, tem se percebido que muitos professores afirmam em seus discursos que trabalham com a avaliação escolar, mas que na prática eles têm utilizado a avaliação classificatória, o que contribui para gerar desmotivação nos alunos. Pensando nestas questões, este trabalho teve por objetivo analisar as concepções sobre avaliação na visão de professores de Química, determinando as possíveis implicações em sua atuação profissional. Trata-se de um estudo de caso de cunho qualitativo. O público alvo escolhido foram professores da rede pública de ensino, tendo como instrumento de coleta de dados, um questionário que foi interpretado a partir da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que alguns docentes apresentam concepções diferentes sobre avaliação, utilizando em sua prática o método de avaliação classificatória. Portanto, fica evidente que alguns deles necessitam repensar algumas concepções sobre o ato de avaliar, sendo necessário construir ideias a partir da busca por uma formação continuada, que os ajude a repensar a sua ação avaliativa nas aulas de Química.
Descrição: ARAÚJO, L. A. de. Concepção dos professores de Química sobre avaliação em um município do Estado da Paraíba. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14920
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Letícia Augusto de Araújo.pdfPDF - Letícia Augusto de Araújo9.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.