Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14922
Título: O conhecimento do senso comum de um grupo de profissionais da área criminal da Paraíba sobre insetos de interesse forense em locais de crime
Autor(es): Franco, Valéria Brito
Palavras-chave: Classe insecta
Etnozoologia
Etnobiologia forense
Servidor público
Data do documento: 15-Jul-2016
Resumo: A Etnoentomologia visa investigar a percepção, o conhecimento e os usos dos insetos em diferentes culturas humanas. Sendo uma área relativamente nova de pesquisa, ainda carece de estudos, principalmente, na linha de interesse forense que, no presente trabalho, tem caráter inédito. A Entomologia Forense (stricto sensu) utiliza insetos, especialmente os necrófagos, além de outros artrópodes, como vestígios para elucidarem investigações criminais. O objetivo do estudo é investigar o conhecimento do senso comum de um grupo de profissionais da área criminal da Paraíba sobre os insetos de interesse forense em locais de crime. A pesquisa foi realizada no Instituto de Polícia Científica, órgão da Polícia Civil, com peritos criminais de morte violenta, que trabalham ou tenham trabalhado em campo, através da técnica snowball. As coletas dos dados foram realizadas em João Pessoa e Campina Grande em abril e maio de 2016 por meio de entrevista e formulário com questões abertas. Através da técnica da listagem livre (free listing), foram obtidos 11 registros de animais indicados como “insetos” e de 12 que estão presentes em local de crime. Em ambos os casos, o destaque ficou com as moscas. Os peritos criminais entrevistados (N = 11) possuem um conhecimento básico sobre Entomologia Forense, mas não utilizam todas as suas possibilidades de aplicações, sendo empregada apenas em poucos casos para determinar o Intervalo Post-Mortem. É notório que a disponibilização de conhecimentos acerca dessa área teria reflexo direto no cotidiano dos profissionais na perspectiva de contribuir nos desfechos legais.
Descrição: FRANCO, V. B. O conhecimento do senso comum de um grupo de profissionais da área criminal da Paraíba sobre insetos de interesse forense em locais de crime. 2016. 39f. Monografia (Especialização em Etnobiologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14922
Aparece nas coleções:I - EE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valéria Brito Franco.pdfPDF - Valéria Brito Franco6.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.