Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14923
Título: Caracterização socioeconômica etnoictiológica dos pescadores artesanais do Açude de Boqueirão, Paraíba
Autor(es): Sousa, Maresa Radassa Veiga de
Palavras-chave: Pesca artesanal
Caracterização socioeconômica
Pequeno produtor
Políticas públicas
Data do documento: 14-Jul-2016
Resumo: A pesca artesanal é uma atividade praticada em grupo ou solitariamente, com a utilização de mão de obra familiar e equipamentos simples, fabricados em sua maioria pelos próprios pescadores. Constitui importante fonte renda para moradores que vivem ao redor de grandes reservatórios de água, por este motivo os recursos naturais precisam ser bem preservados. As políticas públicas para o pequeno produtor, como os pescadores, têm como objetivo incentivar o desenvolvimento da atividade e a preservação dos recursos naturais. Portanto, o objetivo deste trabalho consistiu na caracterização socioeconômica dos pescadores artesanais do açude de Boqueirão, Paraíba, e sua percepção sobre as políticas públicas. A delimitação do público- alvo foi feita através da técnica snowball e o instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada e a gravação de áudio. Foram realizadas trinta e cinco entrevistas com pescadores artesanais. Através dos questionários foi possível traçar o perfil socioeconômico destes pescadores. Os pescadores entrevistados têm entre 24 e 70 anos de idade, a maioria tem até o ensino fundamental, casa própria, água tratada, mas uma parte considerável ainda não usufrui de saneamento básico. Consideram espécies como a Tilápia, a Pescada, o Tucunaré e o Curimatã os peixes mais importantes tanto economicamente, como culturamente. Eles têm conhecimento de poucos benefícios da pesca artesanal, sendo a maioria beneficiada apenas pelo Seguro-Defeso. A partir deste trabalho, pode-se concluir que a pesca artesanal precisa ser mais valorizada e apoiada por políticas públicas para incentivo dos pescadores e continuidade da atividade pesqueira.
Descrição: SOUSA, M. R. V. de. Caracterização socioeconômica etnoictiológica dos pescadores artesanais do Açude de Boqueirão, Paraíba. 2016. 35f. Monografia (Especialização em Etnobiologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14923
Aparece nas coleções:I - EE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marisa Radassa Veiga de Sousa.pdfPDF - Marisa Radassa Veiga de Sousa10.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.