Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14925
Título: Pseudomonas sp e Acinetobacter sp em um hospital público na cidade de Campina Grande-PB
Autor(es): Leite, Francisca Suênia Franklin
Palavras-chave: Resistência antimicrobiana
Pseudomonas aeruginosa
Acinetobacter sp
Data do documento: 18-Jul-2016
Resumo: A descoberta dos antimicrobianos representa um dos mais importantes marcos da medicina. O sucesso dos primeiros antimicrobianos na cura de doenças era obtido facilmente, entretanto, com o passar dos anos estes passaram a ser usados indiscriminadamente, o que acarretou o surgimento de bactérias resistentes. Ultimamente a ineficácia da maioria dos antimicrobianos tem sido alvo de muitas pesquisas e uma preocupação na clínica médica, visto que isso representa um importante problema de saúde pública. Em ambientes hospitalares o problema se torna ainda mais preocupante, pois são locais críticos para a seleção e disseminação de cepas microbianas resistentes e multirresistentes aos antimicrobianos. Esse trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento de Pseudomonas sp e Acinetobacter sp, quanto a sua incidência, aos locais mais acometidos e seu perfil de resistência aos antimicrobianos. Os dados foram coletados em um hospital público na cidade de Campina Grande. Das 693 culturas realizadas, 637 (92%) foram positivas para algum tipo de bactéria. Dentre os microrganismos mais frequentes esteve a Pseudomonas (30%). Acinetobacter ficou em terceiro lugar (13,2%). Os locais da infecção mais acometidos foram a traquéia (39,1%), seguido do trato urinário (18,8%). Os antimicrobianos Ceftazidima e Cefepima foram os que apresentaram maior número de cepas resistentes, para ambos os microrganismos, enquanto que a Polimixina B foi o mais eficaz para Pseudomonas (99,5%) e a Ampicilina/Sulbactam para a Acinetobacter (63,8%). Contudo concluiu-se que o número de culturas positivas no Hospital foi bastante elevado, em especial as infecções de traqueia e como esta região é de fácil transmissão bacteriana, isso requer um olhar minucioso por parte da equipe responsável pelo controle de infecções no ambiente hospitalar, haja visto que, estas são causas de elevados números de morbi-mortalidades. Percebe-se a importância da realização dos testes de sensibilidade aos antimicrobianos para uma boa eficácia no tratamento de infecções.
Descrição: LEITE, F. S. F. Pseudomonas sp e Acinetobacter sp em um hospital público na cidade de Campina Grande-PB. 2016. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14925
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca Suênia Franklin Leite.pdfPDF - Francisca Suênia Franklin Leite11.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.