Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14929
Título: Incidência de lesões em atletas profissionais de futebol em um clube de Campina Grande
Autor(es): Guimarães, Tálisson Duarte
Palavras-chave: Futebol
Lesões desportivas
Lesões
Data do documento: 29-Set-2016
Resumo: O futebol é o desporto de maior popularidade no mundo, mesmo requerendo muitas qualidades físicas e motoras ele é o mais praticado, sendo ele amador ou profissional. Devido a isso e ao alto nível a qual o esporte tem alcançado, todos os atletas que o pratica ficam expostos a várias lesões. Partindo dessa perspectiva, esse trabalho pretende estudar o perfil das lesões mais incidentes as quais os jogadores de futebol de um Clube profissional na cidade de Campina Grande, no Estado da Paraíba, foram acometidos. Métodos: O estudo é de caráter descritivo e transversal com abordagem quantitativa, usando a técnica de levantamento, considerando o conhecimento direto da realidade, nele participaram 32 atletas, em que a coleta dos dados foi obtida através do preenchimento de formulário. Os dados foram armazenados e analisados utilizando tratamento estatístico no Programa Estatístico SPSS Statistics 22.0. Resultados: As posições de atacante e zagueiro foram as mais ocorrentes (21,9 %). A região mais acometida foi a da coxa (59,4 %). O diagnóstico foi de lesão do tipo muscular (53,1 %) com estiramento muscular sendo a mais prevalente (25%) e ocorreram predominantemente durante os jogos (53,1). Conclusão: Conclui-se, a partir dos resultados alcançados que há um alto índice de lesões em atletas no futebol, portanto, faz-se necessária uma preparação física cada vez mais rigorosa, sobretudo na tentativa de reduzir a incidência das lesões.
Descrição: GUIMARÃES, T. D. Incidência de lesões em atletas profissionais de futebol em um clube de Campina Grande. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14929
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tálisson Duarte Guimarães.pdfPDF - Tálisson Duarte Guimarães5.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.