Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14940
Título: A importância do treinamento de usuário interno para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba
Autor(es): Silva, Iane Pires da
Palavras-chave: Arquivo corrente
Arquivo público
Treinamento de usuário interno
Data do documento: 25-Out-2016
Resumo: As instituições hodiernas estão vivenciando diariamente o crescimento da produção documental que decorre das funções, estruturas e atividades jurídicas e/ou administrativas, com esse avanço a capacidade das organizações em aplicar a gestão documental desde a sua produção até a sua fase final de eliminação ou guarda permanente, precisam ser repensadas, pois para que esses pontos sejam efetivamente executados, é de grande relevância uma interação entre os produtores da informação, que estão em sua maioria em arquivos setoriais (correntes), e o profissional arquivista capacitado para efetivar essas técnicas e procedimentos em qualquer fase documental. Para o campo de pesquisa, no caso o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), a realização das técnicas que correspondem ao Arquivo Corrente não é realizada de forma adequada. Objetivamos conhecer as necessidades informacionais dos usuários internos ao realizarem atividades que lhes são atribuídas, no que tange aos procedimentos arquivísticos no ato de destinação dos documentos para o Arquivo Central. E metodologicamente a pesquisa possui abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva pelo fato de proporcionar aproximação, levantamento, e interpretação do objeto estudado, e como meio de coleta de dados aplicaram-se dois questionários semiestruturados com os usuários internos das seções responsáveis pelo Arquivo Corrente, e com os servidores atuantes do Arquivo Central. As análises dos dados apontaram que os servidores da instituição apreciam e entendem que a realização dos procedimentos arquivísticos nos arquivos setoriais contribui nas etapas de destinação dos documentos, e mais precisamente na recuperação da informação. Conclui-se que o aprimoramento das habilidades e que o entendimento da cultura organizacional requer um processo de reciclagem dos servidores, levando-os a uma mudança relativamente permanente e na capacitação do desempenho de atribuições arquivísticas, para se alcançar esse objetivo é indispensável o treinamento de usuário interno, pois este possibilita uma conscientização sobre a adequação das atividades.
Descrição: SILVA, I. P. da. A importância do treinamento de usuário interno para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. 2016. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14940
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iane Pires da Silva.pdfIane Pires da Silva21.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.