Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14942
Título: Finanças pessoais: Fatores que influenciam no endividamento dos campinenses
Autor(es): Andrade, Cyntia Raquel Fernandes de
Palavras-chave: Endividamento
Materialismo
Finanças
Data do documento: 16-Mai-2016
Resumo: Nas últimas décadas são crescentes as vantagens ofertadas pelas instituições financeiras e as facilidades propostas para a concessão do crédito. Tais fatores atrelados ao consumismo exacerbado e a políticas sociais de transferência de renda têm contribuído para o endividamento, decorrente da disparidade entre as entradas e as saídas de recursos. Neste contexto, este estudo objetiva identificar quais os fatores que influenciam no endividamento dos campinenses. Para isto, foi realizado um levantamento com 196 moradores da cidade de Campina Grande-PB através de um questionário estruturado com questões quantitativas. A pesquisa constatou que fatores como a renda, o planejamento financeiro e os meios de acesso ao crédito geram influência direta no endividamento da população campinense. De modo geral, os campinenses apresentaram baixos níveis de materialismo e baixo grau de propensão ao endividamento, embora possuam algumas dívidas. Diante disso, o resultado da pesquisa aponta que além do planejamento financeiro, para uma vida financeira saudável, são necessários outros fatores, como bons hábitos financeiros e disciplina.
Descrição: ANDRADE, C. R. F. de. Finanças pessoais: Fatores que influenciam no endividamento dos campinenses. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14942
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cyntia Rachel Fernandes de Andrade.pdf7.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.