Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14946
Título: Ensino de preservação, conservação e restauração de documentos: situação dos cursos de Arquivologia brasileiros
Autor(es): Oliveira, Kamila Candeia de
Palavras-chave: Cursos de Arquivologia
Ensino arquivístico
Preservação e conservação de documentos no Brasil
Data do documento: 27-Out-2016
Resumo: Entre as atribuições do Arquivista está a de promover medidas necessárias a conservação de documentos, e cabe as instituições de ensino a responsabilidade de construir o conhecimento e formar profissionais aptos para atuarem no gerenciamento e execução de medidas voltadas à preservação e conservação de documentos. Diante disso, a proposta desse estudo tem como objetivo analisar os cursos de Arquivologia do Brasil no que diz respeito ao ensino de preservação, conservação e restauração de documentos. Quanto aos procedimentos metodológicos, este trabalho tem característica exploratória e descritiva, com uma abordagem qualiquantitativa e pesquisa documental. A coleta de dados foi realizada através de um questionário e da análise de nove planos de curso das disciplinas relacionadas a temática abordada. Como resultado a pesquisa apresenta um relevante cenário sobre o ensino de preservação, conservação e restauração de documentos de seis cursos de arquivologia do país, sendo dois de cada região (nordeste, sudeste e sul).
Descrição: OLIVEIRA, K. C. de. Ensino de preservação, conservação e restauração de documentos: situação dos cursos de Arquivologia brasileiros. 2016. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14946
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kamila Candeia de Oliveira.pdfKamila Candeia de Oliveira15.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.