Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14949
Título: O passado de uma memória registrada: descrição fotográfica do acervo da Fundação Espaço Cultural da Paraíba
Autor(es): Silva, Marcela Maria da
Palavras-chave: Descrição fotográfica
Memória fotográfica
Norma Arquivística
Data do documento: 26-Out-2016
Resumo: O trabalho tem como objetivo elaborar uma ficha de descrição fotográfica para auxiliar na recuperação das informações do Acervo Histórico Waldemar Bispo Duarte, situado na FUNESC (Fundação Espaço Cultural da Paraíba), além de fazer uma breve análise e destacar a importância dessas fotografias para o resgate da memória e da história da cidade de João Pessoa. Assegurando que parte dessa memória não se perca no tempo e que possa ser fonte de informação para várias gerações. A fundamentação teórica está estruturada nos conceitos de Fotografia, Memória e Descrição Arquivística, com o intuito de destacar a importância da temática para facilitar o acesso à informação e resguardar a história de cada fotografia, ademais, fazendo uma relação da fotografia como ferramenta de significação do tempo e dos espaços modernos, a partir, da exposição de algumas fotografias do acervo pelo fotógrafo Gilberto Sturcket e o Grupo ParaiBando, onde capturaram imagens atuais exatamente iguais das fotografias de outrora, podendo perceber as modificações ocorridas em cada fotografia no decorrer do tempo. Desse modo, a elaboração de fichas de descrição fotográfica permitirá que todos consigam fazer uma leitura com maior exatidão de cada imagem, revivendo momentos passados. Quanto aos meios, o trabalho baseou-se no estudo exploratório com a pesquisa bibliográfica, pautando-se na pesquisa descritiva. O acervo fotográfico é composto por 333 imagens referentes a cidade de João Pessoa, compreendidas nos períodos entre 1871 a 2016. Conclui-se que a partir das análises feitas nas fotografias, é relevante a descrição no documento fotográfico acervo Waldemar Bispo Duarte, devido à falta de informação necessária da imagem fotográfica. Na qualidade da imagem antiga, com a atual, é totalmente oposta, visto que, os equipamentos fotográficos são de épocas diferentes, influenciando diretamente na qualidade da imagem. E da mesma forma, vimos as mudanças com o passar do tempo nas casas, ruas e até nomes de ruas que tiveram histórias na cidade de João Pessoa.
Descrição: SILVA, M. M. da. O passado de uma memória registrada: descrição fotográfica do acervo da Fundação Espaço Cultural da Paraíba. 2016. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14949
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcela Maria da Silva.pdfMarcela Maria da Silva17.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.