Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1494
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Rayane Estevão da | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-09T11:29:25Z | - |
dc.date.available | 2013-08-09T11:29:25Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1494 | - |
dc.description | SILVA, R. E. da. Aquisição da escrita no letramento escolar: (re)discutindo a prática pedagógica do professor alfabetizador. 2011. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tece reflexões acerca da Aquisição da Escrita nas séries iniciais do ensino fundamental através de uma perspectiva interacionista, enfatizando a alfabetização (1° ano) como ponto de referência para o processo de ensino- aprendizagem da escrita na escola. Neste trabalho, entendemos a aquisição da escrita como resultado de um processo interacional e de desenvolvimento de habilidades linguísticas. Tomamos como base os estudos de Vygotsky (2008), como suporte teórico, bem como, Soares (1998), Kleiman (1995), Freire (2001) entre outros. Serão discutidos os efeitos da interação no processo de ensino-aprendizagem, o papel da escrita enquanto prática social no letramento e na alfabetização, a função do professor alfabetizador e seus dizeres sobre a prática docente na alfabetização. Para tanto, aplicamos questionários a fim de relatar as experiências de professores, com relação à utilização da escrita na sala de aula, aliada ao interacionismo. Foram entrevistados dois professores da rede pública de ensino, onde ambos dissertaram sobre metodologias de ensino e interação com seus alunos. Obtendo como constatação que a escrita está presente em todas as situações do nosso cotidiano, desde pequenas, as crianças entram em contato com a escrita tornando-se um desafio descobrir seu real significado; sendo assim a escrita passa a ser entendida como elemento chave na construção do saber. Diante disso, abordaremos neste artigo aspectos relevantes não apenas da importância referida à escrita dentro da sala de aula, mas a relevância do papel docente dentro dessa aprendizagem que é bastante delicada, desafiadora e essencial aos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Fábio Pessoa da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Escrita - ensino | pt_BR |
dc.subject | Professor alfabetizador | pt_BR |
dc.title | Aquisição da escrita no letramento escolar: (re)discutindo a prática pedagógica do professor alfabetizador | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rayane Estevão da Silva.pdf | Rayane Estevão da Silva | 954.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.