Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14955
Título: A imagem do conflito armado: o discurso do JN sobre a ocupação do morro do alemão em 2010
Autor(es): Santos, Rosiene Ferreira dos
Palavras-chave: Discurso telejornalístico
Jornal nacional
Favela
Telejornalismo
Data do documento: 9-Nov-2016
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre o papel do Jornal Nacional na cobertura da ocupação da Vila Cruzeiro e do Morro do Alemão e descobrir qual o discurso sustentado pelo telejornal em relação a esse evento ocorrido em novembro de 2010. Para tanto, escolhemos como Corpus do nosso trabalho algumas edições do JN exibidas nesse período pela Rede Globo. Tomamos como base metodológica a Análise do Discurso de escola francesa, pois entendemos que a AD é responsável por investigar as entrelinhas de um dado discurso e a partir daí identificar o dito e o não dito, além de conhecer os efeitos de sentidos que se baseiam em um processo ideológico. Optamos por analisar o discurso do telejornal, porque a ocupação do Complexo do Alemão foi um período que ficou sublinhado a violência no Rio de Janeiro e a intervenção Militar. O analista do discurso tem a tarefa de buscar detalhes e sentidos muitas vezes ocultos nas entrelinhas dos enunciados e nas mais diversas imagens. Partindo desse pressuposto, concluímos que fazer a cobertura de forma responsável, mostrar o lado dos moradores da favela em diversas situações, manter o equilíbrio e profissionalismo mediante toda aquela turbulência, foi a missão da emissora. Um conflito armado que pôs fim ao domínio do tráfico.
Descrição: SANTOS, R. F. dos. A imagem do conflito armado: o discurso do JN sobre a ocupação do morro do alemão em 2010. 2016. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14955
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIDEO 1.mp423.91 MBUnknownVisualizar/Abrir
VIDEO 2.mp413.4 MBUnknownVisualizar/Abrir
VIDEO 3.mp410.46 MBUnknownVisualizar/Abrir
VIDEO 4.mp413.43 MBUnknownVisualizar/Abrir
PDF - Rosiene Ferreira dos Santos.pdf17.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.