Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14957
Título: Promoção de ambientes livres de fatores que conduzem a dependência Química: Relato de experiência
Autor(es): Diniz, Helen Jesana Vieira
Palavras-chave: Drogas psicoativas
Dependência química
Estudantes universitários
Data do documento: 1-Set-2017
Resumo: O ingresso no ensino superior para estudantes é marcante por ser um tempo de descobertas e grandes modificações. Os indivíduos se tornam expostos a desafios inerentes as responsabilidades acadêmicas, pressão para cumprimento e desenvolvimento de atividade s tornando-os mais vulneráveis aos comportamentos de riscos, como utilização de substâncias psicotrópicas. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por uma estudante de Enfermagem durante intervenções de promoção de ambientes livres de fatores que conduzem a dependência química em uma instituição de ensino superior. Metodologia: O presente artigo relata experiências de uma discente à frente do projeto de extensão “Ambientes 100% Livres de Fatores que Conduzem a Dependência Química” visando os ambientes livres de fatores que favoreçam a dependência química entre universitários. Foi utilizada metodologia ativa do tipo problematização na realização das atividades de educação em saúde quanto ao uso indevido de drogas psicoativas em uma instituição pública de ensino superior do Estado da Paraíba, no período de 2014 á 2016. As intervenções foram realizadas semanalmente, os assistidos eram estudantes universitários que voluntariamente participavam das palestras, seguidas de rodas de discussões. Resultados e discussão: Foram assistidos no total, 1.344 estudantes universitários de ambos os sexos da referida IES, difundidos entre o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) com 270 assistidos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) constando 366, Central Integração Acadêmica (CIA) apresentando 452 e Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) com 256. Esta comunidade merece atenção especial, em decorrência das vulnerabilidades as quais está exposta. Estudo realizado por Eckschmidt et al., (2013) concluiu que os universitários do Brasil consomem quase duas vezes mais inalantes e se envolvem com mais frequência no uso de bebidas alcoólicas, maconha, tranquilizantes, inalantes, alucinógenos e anfetamínicos que seus pares da população geral. Já em pesquisa feita por Portugal, Junior e Siqueira (2013), acerca do uso de substâncias psicoativas por futuros educadores, identificou-se que as SPAs de maior uso na vida foram, o álcool seguido pelo tabaco, representando 62,9 e 23,8%, respectivamente. Esses estudos têm apontado para a magnitude do uso indevido de drogas psicoativas no meio universitário. Considerações Finais: A comunidade acadêmica assistida demonstrou entusiasmo e interesse em multiplicar a ideia dos ambientes 100% livres de fumo e, partilhar conhecimentos adquiridos como meio de prevenir o consumo indevido de substâncias psicoativas.
Descrição: DINIZ, H. J. V. Promoção de ambientes livres de fatores que conduzem a dependência Química: Relato de experiência. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14957
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Helen Jesana Vieira Diniz.pdfPDF - Helen Jesana Vieira Diniz8.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.