Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1495
Título: | Leitura na sala de aula: da teoria à prática |
Autor(es): | Souza, Patrícia Maurício de |
Palavras-chave: | Leitura - teoria Leitura - prática Sala de aula |
Data do documento: | 9-Ago-2013 |
Resumo: | No presente artigo, buscamos analisar alguns assuntos pertinentes a respeito da leitura como forma de interação e aquisição intelectuais e linguísticas. Nesse trabalho, pretendemos analisar algumas reflexões acerca da leitura no âmbito escolar e de como essa ocorre nas atividades comunicativas institucionalizadas, partindo das teorias que priorizam o estudo da língua em sua funcionalidade e reflexão na obtenção de um melhor aproveitamento das aulas de leitura. Para fins teóricos fundamentamo-nos em: Antunes (2003) Lajolo (1993), Pimenta (2011), Bagno (2007), Buzen e Mendonça (2006), Dionísio e Machado (2002), entre outros que discorrem sobre o tema e dos documentos oficiais de língua portuguesa, os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000 e 2008). Tais implicações foram analisadas por meio de dados coletados das observações e regências das aulas de língua portuguesa em escolas públicas de Guarabira- PB, os quais fazem parte do componente curricular Estágio Supervisionado, do curso de Letras da UEPB. Nessa perspectiva, buscamos evidenciar que a leitura ainda apresenta alguns entraves que dificultam no desempenho linguístico e comunicativo dos estudantes. |
Descrição: | SOUZA, P. M. de. Leitura na sala de aula: da teoria à prática. 2012. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1495 |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Patrícia Maurício de Souza.pdf | Patrícia Maurício de Souza | 414.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.