Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14968
Título: Melhor coletar é a vida melhorar: um relato de experiência
Autor(es): Coelho, Karliane Sousa
Palavras-chave: Materiais recicláveis
Catação de lixo
Cooperativa de catadores
Data do documento: 27-Out-2016
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente trabalho apresenta um relato de experiência, enquanto aluna do curso de Serviço Social, na qualidade de bolsista, junto ao projeto “Melhor Coletar é a Vida Melhorar: apoio às CATAMAIS”. Busca-se com este trabalho contribuir para a reflexão sobre um dos problemas ambientais mais expressivos e emblemáticos na sociedade moderna que é a produção de lixo e suas consequências. Na organização das sociedades urbano-industriais, a geração de resíduos passa a ter, além de uma função biológica, fruto das necessidades humanas, como é o caso da alimentação, uma função social e urbana, com necessidade de trabalho e consumo, o que aponta para a funcionalidade que desempenha o trabalho dos catadores de material reciclável neste contexto, configurando um campo de ação social e econômica. Apresenta-se neste trabalho a discussão acerca da importância das cooperativas de catadores/as de materiais recicláveis para a Política Nacional de Resíduos Sólidos, bem como uma apresentação da CATAMAIS, a partir de dados que foram atualizados. O projeto teve como proposta o aumento da renda, a melhoria nas condições de trabalho, pelos/as catadores/as, além de trocas de experiências acumuladas pela comunidade acadêmica entre si e com os/as catadores/as. O projeto chegou ao seu ponto final com status positivo, visto que alcançou os objetivos propostos desde o início.
Descrição: COELHO, K. S. Melhor coletar é a vida melhorar: um relato de experiência. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14968
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karliane Sousa Coelho.pdf8.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.