Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14975
Título: Análise de custos diretos entre alvenaria estrutural e concreto armado: estudo de caso em Araruna-PB
Autor(es): Santos Júnior, Agnaldo Bernardo Dos
Palavras-chave: Sistema Construtivos
Orçamento
Economia
Data do documento: 11-Abr-2017
Resumo: Investidores e construtoras brasileiras tem buscado cada vez mais economia nas execuções de empreendimentos, para que assim possam oferecer um preço mais atrativo ao consumidor. Atualmente o processo construtivo mais utilizado no Brasil é o concreto armado, entretanto outras alternativas estão sendo disseminadas na construção de edificações, sendo uma das principais a alvenaria estrutural. Nesse contexto o objetivo deste foi realizar uma análise orçamentária, comparando a estrutura de um pavimento de uma edificação localizada na cidade de Araruna-PB, feito de duas formas distintas: alvenaria estrutural e concreto armado para assim definir se a alvenaria estrutural, método escolhido pelo construtor da edificação, seria realmente o processo mais viável, levando em consideração o custo. A alvenaria estrutural pode ser executada de várias maneiras, sendo que na obra analisada optou-se pela execução em blocos cerâmicos com a presença de armadura. Os métodos utilizados para a montagem do orçamento foram à análise do projeto arquitetônico e estrutural, pesquisas com o construtor e ao software ORSE, para levantamento de preços e quantitativos. Os parâmetros analisados foram: mão de obra e materiais de construção. Como resultado deste estudo, foi obtido que o sistema construtivo realizado em alvenaria estrutural armada em blocos cerâmicos proporcionou uma economia de 29,15%, em relação ao concreto armado, sendo assim uma boa escolha por parte da construtora.
Descrição: SANTOS JÚNIOR, Agnaldo Bernardo Dos. Análise de custos diretos entre alvenaria estrutural e concreto armado: estudo de caso em Araruna-PB. 2017. 28f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14975
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Agnaldo Bernardo dos Santos Junior.pdf7.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.