Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14995
Título: Análise da atual situação do Brasil quanto à geração e gestão dos resíduos sólidos com ênfase na construção civil
Autor(es): Calixto, Jhones Remos Macêdo Da Rocha
Palavras-chave: Resíduos Sólidos
Impactos Ambientais
Sustentabilidade
Data do documento: 11-Abr-2017
Resumo: A geração de resíduos sólidos na construção civil sempre chamou a atenção dos construtores devido à grande quantidade gerada que acaba causando impactos ambientais, contaminando o solo e a água e alterando as características da paisagem natural. Além de ser grande geradora de resíduos sólidos, a indústria da construção civil devido à má gestão desses resíduos, colabora diretamente para a futura escassez dos recursos naturais com o desperdício de matéria prima. O objetivo deste trabalho é mostrar a situação atual do Brasil quanto à geração e a gestão dos resíduos sólidos na construção civil, através de uma compilação da literatura nacional, mostrando à importância do gerenciamento desses resíduos no canteiro de obras, os principais processos utilizados, a viabilidade das aplicações dos materiais reciclados, os impactos ambientais devido à má gestão, além da legislação estudada relacionada ao tema. Devido à falta de um comprometimento da sociedade e das empresas na questão da gestão de resíduos, é importante ter uma cultura bem consolidada de gerenciamento de RCD, pois ainda poucas medidas são tomadas para reduzir a geração desses materiais e, com o aumento da densidade demográfica, esse volume acaba crescendo, mesmo existindo normas e leis abrangendo essa temática. Pelo fato da situação atual da construção civil ainda apresentar um grande desperdício e uma elevada geração de resíduos, a redução da geração de resíduos tem se mostrado a alternativa mais eficaz tanto para a diminuição do impacto ambiental, quanto do ponto de vista econômico. A existência de materiais de construção reciclados possibilita que as construções se tornem ambientalmente correta, mas, ainda há barreiras a serem vencidas na utilização desses materiais. Contudo, as construtoras devem buscar medidas alternativas de projeto, melhorando a compatibilização dos mesmos, implementando a redução, reciclagem, reaproveitamento e procedimentos de gestão de resíduos à altura das expectativas criadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e se adequarem ao sistema de gerenciamento dos RCC, como indicado pela Resolução CONAMA 307/2002.
Descrição: CALIXTO, Jhones Remos Macêdo Da Rocha. Análise da atual situação do Brasil quanto à geração e gestão dos resíduos sólidos com ênfase na construção civil. 2017. 50f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14995
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Jhones Remos Macêdo Da Rocha Calixto.pdf15.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.