Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15010
Título: Paradiplomacia: atuação do Nordeste brasileiro na Rede Mercocidades
Autor(es): Santos, Christianny Kelly Silva dos
Palavras-chave: Paradiplomacia
Rede Mercocidades
Nordeste brasileiro
Data do documento: 13-Nov-2017
Resumo: O presente trabalho pretende explorar perspectivas teórico-conceituais acerca da Paradiplomacia e de Redes Internacionais de Cidades como um de seus instrumentos, com ênfase na Rede Mercocidades e nos atores do Nordeste brasileiro que dela participam. O objetivo deste trabalho é avaliar se a Paradiplomacia, utilizando como instrumento a Rede Mercocidades, foi capaz de potencializar o desenvolvimento de seus atores do nordeste brasileiro. Para tanto, a metodologia documental e bibliográfica com enfoque qualitativo assume uma abordagem exploratória para proporcionar um diálogo entre os conceitos relacionados à Paradiplomacia e Redes Internacionais de Cidades e quanto às origens e particularidades da Rede Mercocidades e durante a análise da atuação das cidades de Camaçari, Salvador, Vitória da Conquista, Fortaleza, Recife, Jaboatão dos Guararapes e Mossoró na Rede Mercocidades. A metodologia comparativa é utilizada para relacionar estas informações com dados dos Índices de Desenvolvimento Humano Municipais (IDH-M) destas cidades, sendo empregados, para fins de comprovação, instrumentais quantitativo-descritivos. Ao fim, o trabalho infere a não relação entre o aumento do IDH-M das cidades do nordeste brasileiro e a Paradiplomacia por elas praticada, instrumentalizada na inserção naRede Mercocidades.
Descrição: SANTOS, C. K. S. dos. Paradiplomacia: atuação do Nordeste brasileiro na Rede Mercocidades. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15010
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Christianny Kelly Silva dos Santos.pdfChristianny Kelly Silva dos Santos18.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.