Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15013
Título: A centralidade da assistência social no combate à pobreza: crítica ao conceito de risco social
Autor(es): Nascimento, Ana Virgínia Pereira do
Palavras-chave: Neoliberalismo
Social liberalismo
Política de assistência social
Risco social
Serviço social
Data do documento: 15-Dez-2016
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Este artigo tem como propósito apresentar algumas reflexões acerca do conceito de risco social, incorporado pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004). Para realizar tal reflexão, fizemos uma incursão teórica metodológica com base no método crítico dialético, identificamos que foi a partir da incorporação deste conceito como estratégia de enfrentamento da crise, que resultou numa reconfiguração do mercado mundial e globalização do desemprego e do pauperismo. Assim, é relevante apreender os fundamentos que alicerçam a concepção da PNAS, tendo em vista que são passíveis de contradições entre os próprios objetivos a que se propõe a Política. Nosso estudo foi de cunho bibliográfico e documental, utilizando como base a PNAS/2004, trabalhos dos teóricos sociais-liberais e as críticas elaboradas sobre esta teoria. Sendo assim, a nossa pesquisa realizou uma aproximação com os fundamentos teóricos e sócio- históricos do conceito de Risco Social e sua apropriação pelo marco legal vigente da Política de Assistência Social. Tal aproximação se deu a partir da Cota 2014-2015 da pesquisa realizada no GEAPS, amadurecendo esta reflexão com a produção deste artigo. Ao proceder tal reflexão, apontamos individualização das responsabilidades quanto à proteção social e o “ecletis a sua incorporação pela PNAS, seguida de tendências que valorizam a incorporação ídeo- reproduzido nesta Política.
Descrição: NASCIMENTO, A. V. P. do. A centralidade da assistência social no combate à pobreza: crítica ao conceito de risco social. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15013
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Virgínia Pereira do Nascmineto.pdf11.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.