Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15016
Título: A religiosidade no cordel: comunicação de escritos populares
Autor(es): Ribeiro, Elthon Ferreira
Palavras-chave: Comunicação
Religiosidade
Literatura de cordel
Escrito popular
Data do documento: 1-Ago-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: A literatura de cordel é um instrumento da poesia popular impresso, com influência de espanhóis, franceses e portugueses. Os folhetos são presos em barbantes chamados de cordéis e apresentados em lugares populares como feiras, praças, mercados de grande movimentação e bancas de revista. Devido a sua importância enquanto documento histórico, poetas e estudiosos da cultura dedicaram-se a classificar e catalogar a literatura de cordel, tendo em vista a variedade de informações contidas em seus folhetos. O presente relatório do projeto de pesquisa do PIBIC/CNPq/UEPB por meio dos procedimentos metodológicos seguiu as seguintes etapas: catalogação dos cordéis referentes ao tema, disponibilizados na referida biblioteca; análise de conteúdo dos cordéis selecionados; análise documental e revisão da bibliografia específica. Na biblioteca foram catalogados cerca de 1.500 folhetos (unidade de amostragem), dos quais quinze abordavam, em seus títulos, termos associados ao tema “santidade”, sendo cinco escolhidos para uma análise mais aprofundada. Pode-se concluir que a temática “santidade” encontrada nos folhetos de cordéis analisados é caracterizado pela forte presença do catolicismo na região Nordeste e suas narrativas, na maioria, prezam pela consolidação das tradições religiosas, relatando os mais diversos acontecimentos envolvendo os santos e os seus fiéis.
Descrição: RIBEIRO, E. F. A religiosidade no cordel: comunicação de escritos populares. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Manuscrito]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15016
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elthon Ferreira Ribeiro.pdf6.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.