Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15018
Título: Plano de negócio: implantação de uma brigaderia gourmet na cidade de Patos - PB
Autor(es): Oliveira, Romário Lustosa de
Palavras-chave: Plano de negócio
Brigaderia gourmet
Food bike
Estratégia de marketing
Data do documento: 27-Mar-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade da abertura de uma brigaderia gourmet na cidade de Patos, no sertão da Paraíba. Para tal, foi realizado um estudo de caso do tipo “Plano de Negócio” utilizando a metodologia proposta pelo software MakeMoney®. Foram analisados dados descritivos de forma quantitativa e qualitativa, obtidos através de uma pesquisa de campo e bibliográfica, referentes aos investimentos, custos, receitas, e outros indicadores de viabilidade para a criação de um empreendimento no ramo alimentício, especificamente no de brigadeiros gourmet na cidade de Patos-PB. As estratégias de atuação no mercado foram a venda de doces em uma loja física e a utilização de Food Bike’s para o comércio dos doces e do próprio aluguel dessas para eventos. Após efetuar as análises de mercado, investimento, despesas administrativas, custos de produção e de entrega de mercadorias, fluxo de caixa e demonstrativo do resultado do exercício, foi identificada a viabilidade econômico-financeira do negócio. Foram estimados os montantes de R$ 27.944,50 para iniciar a operacionalização da empresa, e R$ 12.000,00 de faturamento médio mensal. A taxa de atratividade desejada, de 16%, foi superada. No entanto, fatores críticos de produtos/serviços, estagnação econômica e outros, necessitam de cuidado para não comprometer a sobrevivência e o crescimento da organização.
Descrição: OLIVEIRA, R. L. de. Plano de negócio: implantação de uma brigaderia gourmet na cidade de Patos - PB. 2017. 69f. Monografia (Especialização em Gestão de empreendedora e inovação) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15018
Aparece nas coleções:I - MBAGEI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Romário Lustosa de Oliveira.pdf12.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.