Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15024
Título: Perfil dos artigos sobre atividade rural: um estudo em periódicos publicados entre 2010 a 2014
Autor(es): Marques, Jéssica Aleixo
Palavras-chave: Agronegócio
Contabilidade rural
Atividade rural
Periódicos científicos nacionais (Contabilidade)
Data do documento: 3-Nov-2017
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar o perfil dos artigos sobre atividade rural publicados nos periódicos com estrato capes no período de 2010 a 2014. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia utilizada foi à pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, conduzida por meio de uma análise bibliográfica e de um levantamento por meio de técnicas bibliométricas realizada nos periódicos com estrato Capes classificados em A1, A2, B1, B2, B3, B4 e B5, da Área Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Os resultados revelaram que das 2.859 publicações analisadas 76 artigos estavam relacionados à atividade rural. A revista Custos e @gronegócio foi a que mais publicou acerca dessa temática entre os periódicos consultados com um total de 45 artigos.Percebeu-se uma maior concentração de artigos publicados entre os anosde 2011 a 2013, com média entre 3 e 4 autores por publicação principalmente na região Nordeste, onde está apresentou a maior incidência de número de autores com artigos publicados relacionados à temática em est udo. Verificou-se ainda, uma predominância das palavras-chave presentes nos artigos com maior frequência em agronegócios, gestão de custose custos. No que se refere às referências utilizadas, a maioria utilizaram as nacionais. Quanto à classificação dos autores em relação ao nível de formação, observou-se uma proximidade entre os níveis de mestrado e doutorado. Com relação à metodologia utilizada quanto aos objetivos dos artigos, foi percebido que a maioria dos autores utilizou a pesquisa descritiva e exploratória com coleta de dados através de estudo de caso. Percebeu-se ainda, um número bem próximo entre as pesquisas bibliográficas e documental. Quanto à natureza das pesquisas, detectou-se que a pesquisa qualitativa é a mais utilizada entre os autores. De modo geral, percebeu-se que a produção científica relacionada à contabilidade rural ganhou grande destaque, pois em termos de publicação no período estudado obteve-se um número significativo de 2.859 artigos que retratam sobre a temática, passando por um processo de intensificação e de importância, principalmente na região nordeste, já que muitos periódicos pesquisados fazem parte de instituições do nordeste, como UFRN, UEPB, UFPE, UFRPE, UFBA, UNICESUMAR, ente outras, que publicaram diversos artigos nas edições durante os anos de 2010 a 2014. Essa característica mostra o quanto à questão abordada é percebida e trabalhada por profissionais da área contábil, focando a atividade rural nos artigos.
Descrição: MARQUES, J. A. Perfil dos artigos sobre atividade rural: um estudo em periódicos publicados entre 2010 a 2014. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15024
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Aleixo Marques .pdfPDF - Jéssica Aleixo Marques13.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.