Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15027
Título: Fatores relacionados à satisfação e qualidade de vida em usuários de próteses totais convencionais
Autor(es): Araújo, Amanda Michelle Pereira De
Palavras-chave: Prótese Total Convencional
Satisfação
Qualidade de Vida
Data do documento: 5-Abr-2017
Resumo: A perda dentária pode influenciar no cotidiano das pessoas que a sofrem, ocasionando dificuldades funcionais como na alimentação, fala e psicossociais como a questão estética e nos relacionamentos interpessoais. A qualidade de vida associada à saúde bucal (QVSB) diz respeito à como a condição bucal do indivíduo altera sua qualidade de vida. Com isso pode-se notar o quão importante se faz a reabilitação de pacientes edêntulos de uma maneira correta, para que a condição bucal dos mesmos não venha a constituir um fator impossibilitante das suas atividades cotidianas. Objetivo: Sintetizar informações de bases científicas que corroborem com a importância da reabilitação oral de pacientes edêntulos, bem como os fatores associados e o impacto na qualidade de vida de indivíduos atendidos em centros de referência em odontologia. Métodos: Foi realizada uma revisão da literatura através da busca de artigos nas bases de dados Pubmed/Medline, Lilacs, Scielo e Scopus selecionando os principais artigos em português e inglês relacionados ao tema, no período de 2011 a 2016. Resultados da Revisão: Verificou-se que apesar do fato de que uma proporção substancial de pacientes estava satisfeita com sua prótese completa, alguns pacientes experimentaram problemas sociais e psicológicos crescentes relacionados à edentabilidade e ao uso de próteses totais. Conclusões: Estratégias voltadas para a reabilitação de adultos e idosos são cruciais para promover a saúde bucal de uma população e tem um impacto significativo na qualidade de vida relacionada à saúde bucal, destacando a importância da prestação de reabilitação oral protética.
Descrição: ARAÚJO, Amanda Michelle Pereira De. Fatores relacionados à satisfação e qualidade de vida em usuários de próteses totais convencionais. 2017. 30p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15027
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Amanda Michelle Pereira de Ararújo.pdf6.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.