Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15028
Título: Sialadenoma papilífero: relato de caso e revisão de literatura
Autor(es): Gonçalves, Diego Henrique Pires
Palavras-chave: Sialadenoma Papilífero
Glândulas Salivares
Papiloma
Data do documento: 29-Mar-2017
Resumo: Introdução: O sialadenoma papilífero é um tumor benigno de glândulas salivares. Clínicamente é assintomático e caracterizado pelo crescimento lento e exofítico. Apresenta uma leve predileção pelo sexo masculino. Os Diagnósticos clínicos diferenciais incluem o papiloma escamoso e o carcinoma verrucoso. Objetivo: Apresentar um caso de Sialadenoma Papilífero em palato e uma análise clínico-patológica de casos relatados na literatura. Relato do caso: Paciente do sexo masculino, 69 anos, com massa nodular em palato duro. Foi realizada biópsia excisional e a análise histopatológica revelou proliferação bifásica de epitélio estratificado escamoso papilar e epitélio ductal. Foram encontrados 35 artigos na literatura, totalizando uma amostra de 45 casos. A análise desses casos mostrou uma leve predominância pelo sexo masculino (57,78%) e os pacientes de cor de pele branca são mais acometidos (80%). Conclusões: Conclui-se que o perfil de ocorrência do sialadenoma papilífero caracteriza-se por acometer predominantemente glândulas salivares menores do palato de indivíduos do sexo masculino com média de idade de 55,58 anos.
Descrição: GONÇALVES, Diego Henrique Pires. Sialadenoma papilífero: relato de caso e revisão de literatura. 2017. 22p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15028
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Diego Henrique Pires Gonçalves.pdf2.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.